Hoje, observamos uma crescente tendência das pessoas que vivem nos grandes centros como, São Paulo, em apresentar um ou mais destes sintomas como estresse, ansiedade, preocupação, medo, distúrbios alimentares e quadros de dor.
Contudo, esses sentimentos e comportamentos quando exacerbados e prolongados promovem uma desarmonia em nosso corpo, desencadeando um desequilíbrio energético, predispondo assim o aparecimento de doenças.
E O QUE É ACUPUNTURA?
É uma técnica que utiliza-se da colocação de agulhas em pontos específicos do corpo chamados de meridiano, que quando estimulados ou inibidos, regulam esses canais de energia, reduzindo ou eliminando dores, controlando doenças e proporcionando também um equilíbrio emocional.
Pode ser aplicada em qualquer pessoa, sendo a única contraindicação para acupuntura, quadros de infecções generalizadas da pele.
COMO FUNCIONA UMA SESSÃO DE ACUPUNTURA?
É feita uma avaliação minuciosa, onde será feita a inspeção da língua, escutando suas queixas e seus sintomas e a partir daí é identificado o padrão da doença e direcionado o tratamento.
O paciente permanece de 20 a 30 min. com as agulhas, podendo ser utilizadas outras técnicas como uso da ventosa e moxa na mesma sessão. As sessões ocorrem de 1 a 2 X na semana e tem duração média de 1 hora.
QUAIS OS EFEITOS DESSA TÉCNICA?
A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.
Ela tem origem na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e como fundamento, aponta a teoria do Yin-Yang, divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais. O objetivo é equilibrar essa dualidade. Também inclui a teoria dos Cinco Movimentos, que atribui a todas as coisas e fenômenos na natureza, assim como no corpo, uma das cinco energias (madeira, fogo, terra, metal, água).
QUAIS AS INDICAÇÕES DE ACUPUNTURA?
Aliviar dores musculares em geral, dor cervical, lombar e ciática, dores articulares como joelho e ombro, insônia , estresse, depressão, cefaleias e enxaqueca, fibromialgia, melhorar o sistema circulatório, distúrbios gastrointestinais, como gastrite. Possui relaxante, reduz a ansiedade.
“Acupuntura não trata a doença; e sim o doente.”